Histórico

O Laboratório de Pesquisas Toxicológicas (LPTox) foi implantado em 2003 pela Profa. Dra. Alcíbia Helena de Azevedo Maia. Na época, o laboratório era denominado Laboratório de Toxicologia de Emergência (TOXEM/HU). O laboratório surgiu da necessidade de realização de análises de emergência vinculado ao então Centro de Informações Toxicológicas (CIT/SC), atual Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC).

A primeira unidade do laboratório foi instalada no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vinculado ao Departamento de Patologia (PTL). Em 2006, surgiu a necessidade de uma nova unidade do laboratório, dessa vez, dentro do Hospital Universitário da UFSC. O laboratório passou a ser nomeado Laboratório de Toxicologia da Divisão de Análises Clínicas do Hospital Universitário/ UFSC e foi implantado pela Profa. Dra. Claudia Regina dos Santos.

As duas unidades laboratoriais, além da prestação de serviço, foram estruturadas para o desenvolvimento de novas pesquisas, com o objetivo principal de desenvolver e validar novos métodos analíticos com aplicabilidade clínica, forense e ocupacional.

Devido à necessidade de unificação das duas unidades, em 2021, ambas passaram a ser denominadas Laboratório de Pesquisas Toxicológicas (LPTox), sendo a Unidade 1 localizada no  Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); e a Unidade 2, na Divisão de Análises Clínicas do Hospital Universitário (HU-UFSC/EBSERH). Ambos são vinculados ao Departamento de Patologia. Atualmente, a Unidade 1 está sob supervisão da Profa. Dra. Camila Marchioni e a Unidade 2 da Profa. Claudia Regina dos Santos.